quarta-feira, 25 de julho de 2018

SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO


Aula 3 - 21/06/2018


A Prof.ª Regina fez um debate e reflexão, muito interessante a respeito de várias frases do senso comum, no qual todo o aluno pode passar de acordo com seu conhecimento, passado de geração a geração e através dos seus próprios conhecimentos, adquiridos através do tempo, o que chamamos de “senso comum”.  


                                                         foto: Reprodução feita pela internet

Minha frase foi: Beber leite com manga faz mal. Interessante como uma frase que surgiu há tanto tempo, continua enraizada até os dias de hoje, no qual, muitos continuam acreditando. Esta frase segundo o mito surgiu há muito tempo, na época da escravidão no nosso país, no Brasil colonial. O leite era um alimento bastante caro e raro, exclusivo dos patrões, os senhores de engenho, e que lhes trazia bastante lucro. Então para que os escravos não consumissem o leite tão precioso, pois era costumes deles beberem leite com manga, os senhores de engenho inventaram e espalharam o mito de que “beber leite com manga faz mal”, o qual resistiu até os dias de hoje.
Vou fazer uma breve relação entre o senso comum e a atitude científica.

O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano. Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, baseado na tentativa e no erro. O senso comum nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.

Atitude Científica distingue-se do senso comum porque se baseia em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerente e digam a verdade sobre a realidade. Dentre outros aspectos, a atitude científica resulta de uma pesquisa paciente e lenta de investigação e de pesquisa racional, sujeita a mudanças.
 Enquanto o senso comum é fragmentado, precário, preso a preconceito e tradições conservadoras, a ciência preocupa-se em provocar a verdade não sobre, mais além da realidade. A ciência produz conhecimento a partir da razão; o senso comum corrobora essa razão.



Referências
A atitude científica In: CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. unidade 7, capítulo 1, p. 314-319.

Indicações
https://www.youtube.com/watch?v=Uhntwm82HfQ&list=PL755x--vOOVuq4Lq0x-rajUxPHlVW4gQA






Um comentário:

  1. O senso comum é o cmbustcombu que alimenta a ciência. Entretanto a ciência existe para validar através de testes e análise de diversas possibilidades de explicação e interpretação de um mesmo problema ou uma hipótese. A ciência não se conforma com o que está posto.

    ResponderExcluir

EIXO TEÓRICO - METODOLÓGICO

Aula 8 – 23/11/2018 Essa aula foi o fechamento dos textos lidos e debatidos ao longo do componente curricular. Foi uma revisão que s...