terça-feira, 27 de novembro de 2018

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Aula 5 -> 26/10/2018


Esta aula, foi para as apresentações dos projetos interdisciplinar, que a Prof. Regina Soares, docente do Componente Interdisciplinaridade: Teorias e Práticas, pediu para que os alunos encontrassem um projeto de terceiros, e identificar sob a perspectivas da interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. 
O projeto escolhido por mim e meus colegas do grupo, Jéferson Jesus Santos e Natalice Silva Brito foi: "Caminhão com Ciência", Um Projeto de Divulgação Cientifica pioneiro no Sul da Bahia. O Caminhão com ciência é um projeto de extensão da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC). O objetivo é transportar as atividades e experimentos de Química, Física, Matemática e Biologia, que eles utilizam para realizar exposições itinerantes nas escolas e comunidades da região da Bahia, e na própria Universidade. 
Projeto PET Solos
A equipe do caminhão é composta por professores da UESC, que coordenam as equipes de monitores/mediadores dessas áreas. O monitores/mediadores são alunos dos cursos de licenciaturas e bacharelados da universidade. Ao analisar esse projeto de extensão, é possível observar que o projeto reúne diversas áreas do conhecimento em um mesmo lugar, contribuindo para a interdisciplinares do ensino.
Projeto PET Solos

Projeto PET Solos
Através desse projeto, podemos ver as disciplinas ou áreas de conhecimento interagindo em níveis de complexidade diferentes sob a perspectiva de pluridisciplinaridade, ou seja, é uma estratégia para reunir as possibilidades de produção de conhecimento que trazem cada área.




No dia 26/10, tive o prazer de conhecer de perto a II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia. 


Nesse dia Conheci a professora de matemática, Dina da Silva Correia, e ela explicou como funciona o projeto "Caminhão com Ciência". Tive o prazer de ver de perto a apresentação junto com os alunos do 3º ano do ensino fundamental I, da Escola Joviniana Fonseca de Arataca, a exposição do Projeto PET Solos, através dos discente: Danielle, da área de Agronomia e Fabrício, da área de Geografia. 

Esse é o 1º Projeto PET Solos do Brasil, (Programa Educacional Tutorial). Atualmente os grupos encontram-se distribuídos em 121 Instituições de Ensino Superior, em diversas áreas do conhecimento e em todas as regiões geográficas do país. Os grupos são formados por estudantes de graduação, com tutoria de um docente e orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.


Ao final do trabalho, destacou-se que a educação deve de ser estudada sob uma perspectiva geral e eficiente, sendo a interdisciplinaridade apontada como uma excelente forma para a possibilitar a unificação sem sobreposição de disciplinas para a transmissão, compreensão e compartilhamento do conhecimento da educação. Podemos concluir que está, se configura como marco transformador da ciência do conhecimento, tendo sido proposta como um elo de integração entre os diversos saberes afim de construir um meio de reflexão para romper com os paradigmas.

 
Eu e as professoras da Escola Joviniana
Fonseca de Arataca










Referências:
POMBO, Olga - Epistemologia da Interdisciplinaridade
JAPIASSU, Hilton - Metodologia Interdisciplinar
GUATTARI, Félix - Fundamentos Étnicos-Políticos da
Interdisciplinaridade
AUGUSTA, Alvarenga - Interdisciplinaridade e Trans-
disciplinaridade
Projeto Caminhão Com Ciências - UESC
PET Solos: Programa de Educação Tutorial - UESC










Eu e os discentes: Danielle e Fabrício
da Universidade Estadual Santa Cruz 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

EIXO TEÓRICO - METODOLÓGICO

Aula 8 – 23/11/2018 Essa aula foi o fechamento dos textos lidos e debatidos ao longo do componente curricular. Foi uma revisão que s...