terça-feira, 13 de novembro de 2018

EPISTEMOLOGIA DA INTERDISCIPLINARIDADE



Aula 2 ->  28/09/2018


Nossa segunda aula, falamos sobre o texto de Olga Pombo, Epistemologia da Interdisciplinaridade. A prof. Regina S. de Oliveira começou a debater o texto com todos os 4 cunis. Um texto bastante interessante, mas muito complexo, pois   Pombo fala que é muito difícil falar do significado da interdisciplinaridade, ou seja, a verdade é que não há nenhuma estabilidade relativamente a este conceito. Alguns dos meus colegas debateram acerca do que eles compreenderam do significado, de acordo com o seu entendimento. Pombo fala que “apesar de não ter um conceito estável, a palavra entrou no vocabulário da investigação científica e dos modelos de comunicação entre pares”. Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Mas, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. E é justamente para distinguir tais níveis que temos: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Através de leituras do texto e pesquisa vou falar do significado de cada uma delas:
  • Multidisciplinaridade -> mais de uma disciplina; aparentemente, não tem relação uma com a outra; cada disciplina permanece com sua metodologia própria; não há um resultado integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas evocadas sejam alteradas ou enriquecidas.
  • Pluridisciplinaridade -> Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação, mas sem coordenação; há troca entre elas, ainda que não seja organizada; propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”.
  • Interdisciplinaridade -> Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.
  • Transdisciplinaridade -> Etapa superior a interdisciplinaridade; não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total; interação global das várias ciências; inovador; não é possível separar as matérias.

 Uma das coisas que me chamou atenção foi referente ao campo cientifico, onde Pombo fala: “A ciência surge hoje um conjunto de instituição cindidas, fragmentadas, absolutamente enclausuradas cada qual na sua especialidade”. Ou seja, a ciência está mais competitiva entre si, cada uma na sua especificidade, que competem pelo subsídio, isto é, entram em concorrência entre si, e estão mais preocupados em patentear as pesquisas afins financeiro do que propriamente o campo cientifico.  



Referências:
Pombo, Olga. Epistemologia da Interdisciplinaridade
osmurosdaescola.wordpress.com/2011/07/06/



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