Aula 2 -> 28/09/2018
Nossa segunda aula, falamos sobre
o texto de Olga Pombo, Epistemologia da Interdisciplinaridade. A prof. Regina
S. de Oliveira começou a debater o texto com todos os 4 cunis. Um texto bastante
interessante, mas muito complexo, pois Pombo fala que é muito difícil falar do
significado da interdisciplinaridade, ou seja, a verdade é que não há nenhuma
estabilidade relativamente a este conceito. Alguns dos meus colegas debateram
acerca do que eles compreenderam do significado, de acordo com o seu entendimento. Pombo
fala que “apesar de não ter um conceito estável, a palavra entrou no
vocabulário da investigação científica e dos modelos de comunicação entre pares”.
Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a
uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Mas, essa
interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. E é justamente
para distinguir tais níveis que temos: multidisciplinaridade,
pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Através de leituras do texto e pesquisa vou falar do significado de cada uma delas:
- Multidisciplinaridade -> mais de uma disciplina; aparentemente, não tem relação uma com a outra; cada disciplina permanece com sua metodologia própria; não há um resultado integrado. Segundo Piaget, é quando a solução de um problema requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas evocadas sejam alteradas ou enriquecidas.
- Pluridisciplinaridade -> Sistema de um só nível e de objetivos múltiplos; cooperação, mas sem coordenação; há troca entre elas, ainda que não seja organizada; propõe estudar o mesmo objeto em várias disciplinas ao mesmo tempo. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”.
- Interdisciplinaridade -> Intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos; integrar os resultados; permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.
- Transdisciplinaridade -> Etapa superior a interdisciplinaridade; não atinge apenas as interações ou reciprocidades, mas situa essas relações no interior de um sistema total; interação global das várias ciências; inovador; não é possível separar as matérias.
Uma das coisas que me chamou atenção foi referente ao campo cientifico,
onde Pombo fala: “A ciência surge hoje um conjunto de instituição cindidas,
fragmentadas, absolutamente enclausuradas cada qual na sua especialidade”. Ou
seja, a ciência está mais competitiva entre si, cada uma na sua especificidade,
que competem pelo subsídio, isto é, entram em concorrência entre si, e estão
mais preocupados em patentear as pesquisas afins financeiro do que propriamente
o campo cientifico.
Referências:
Pombo, Olga. Epistemologia da Interdisciplinaridade
osmurosdaescola.wordpress.com/2011/07/06/
Nenhum comentário:
Postar um comentário