quinta-feira, 8 de novembro de 2018

INTERDISCIPLINARIDADES: TEORIAS E PRÁTICAS


Nossa primeira aula do C/C Interdisciplinaridades: Teorias e Práticas, ministrada pela prof. Regina Soares de Oliveira, começou no dia 21/09/2018.
A prof. Regina começou com apresentação do PEA; sobre a organização do funcionamento e conversa inicial sobre as compreensões acerca do conceito de interdisciplinaridade com as turmas dos Cunis de: Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus e Itabuna.
Ela começou perguntando o que é interdisciplinaridade? Conceito e definição, e deixou os alunos a vontade para responder, como uma conversa bem descontraída. Como alguns alunos já sabia do conceito, ela pediu que eles não falacem, e deixou para aqueles que ainda não tinham um certo conhecimento ou noção, do que é a interdisciplinaridade respondessem, com suas palavras. Através dos textos que eu li depois, é que eu pude ter uma noção mais ampla da interdisciplinaridade, e eu agora posso falar um pouco dela.
A utilização da interdisciplinaridade é uma forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento, é muito importante, pois, contribui para o aprendizado do aluno.
É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade em geral. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EIXO TEÓRICO - METODOLÓGICO

Aula 8 – 23/11/2018 Essa aula foi o fechamento dos textos lidos e debatidos ao longo do componente curricular. Foi uma revisão que s...