quarta-feira, 25 de julho de 2018



DRONE REGISTRA EM FOTOS A DESIGUALDADE PELO MUNDO 


Aula 5 - 05/07/2018


A prof.ª Regina mostrou o vídeo de Johnny Miller, mostrando as fotografias tiradas pelos seus drones, e ele relatando também, o que fez ele tirar as fotos em zona urbana, usando drones para ver a desigualdade de cima. Ele mostra que novas técnicas permitem ver novas abordagens de problemas velhos como: a pobreza e desigualdade com anglo diferente pelo mundo.

                      Foto da serie “Cenas Desiguais”, do fotógrafo Johnny Miller 



As paisagens nas fotografias tiradas por drones que o antropólogo norte-americano Johnny Miller divulgou, da África do Sul são chocantes. Observam-se subúrbios na Cidade do Cabo, onde impera um contraste absoluto entre bairros ricos e florestados de um lado e bairros de lata do outro. Esta geografia mostra como a política da elite impera até os dias de hoje, deixando uma marca profunda no urbanismo, com consequências na vida de milhares de pessoas que vivem na pobreza, mostrando a desigualdade, num mundo capitalista e racista da África do Sul, e por todo mundo, mostrando uma realidade pelo qual muitos desconhece ou finge não conhecer.

Referências

https://www.dw.com/pt-br/drone-registra-em-fotos-a-desigualdade-pelo-mundo/av-44389774









Nenhum comentário:

Postar um comentário

EIXO TEÓRICO - METODOLÓGICO

Aula 8 – 23/11/2018 Essa aula foi o fechamento dos textos lidos e debatidos ao longo do componente curricular. Foi uma revisão que s...